terça-feira

A Campaínha

É tarde para tocarem. Um vizinho aflito? Um pedinte fora de horas? Um assaltante armado? Um jovem deseducado? O colega de rua tinha perdido as chaves e, sem a minha ajuda, dormirá ao relento. O mendigo, drogadito, que acordou da ressaca e esfomeado, pede-me mais comidas que moedas. O ladrão só quer ouro e o puto divertimento. Estão todos na entrada da casa aguardando a minha reacção. Abro a porta com a ingenuidade de um bondoso e sou roubado ou gozado? Ou mantenho-a cerrada e não presto solidariedade, que me faz tão humano? Da minha decisão sairá sempre uma injustiça. Imóvel ou em acção farei uma vítima: ou eu ou o vizinho ou o vadio. Concluo, triste e egoisticamente, que contribuo para a eterna imperfeição do mundo...e deixo tocar a campainha...e os dois maus venceram os três bons...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Who links to me?