quarta-feira

O Desaprendiz

Dá-me sempre um ar condescendente, direi mesmo, cínico, em aprender com os novos. Esta arrogância da velhice, esta moralidade incontinente que de mim sai sem eu querer, põe os mais novos à distância. Ficam, à minha volta, os iguais a mim, também desinteressados em saber mais. Simplesmente, nem eles, nem eu, acreditam que se possa saber mais. Em jovem pensava que sabia tudo, em velho tenho a certeza. Para quê, por isso, pôr-me a ler, a perguntar, a observar ou a comentar? Nem eu próprio assumo que uma enciclopédia é feita por milhares de gentes nem que ela tem de ser actualizada. Ao tentar lutar contra o touro da evolução, sou perfurado, no meio da arena, pelo corno do tempo e pelo da multidão, muito mais fortes que a minha estúpida teimosia.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Who links to me?